Blog

O que eu preciso saber para incorporar o PRF na Clínica Odontológica?

Quais especialidades da odontologia usam PRF?

Primeiramente é necessário entender o papel do PRF nas diversas especialidades odontológicas. A fibrina rica em plaquetas, de um modo geral, serve para otimizar toda é qualquer forma de reparo ou regeneração tecidual. Portanto se você ou sua clínica atua nas áreas de Implantodontia, Periodontia, Cirurgia e Harmonização Orofacial, incorporar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica vai lhe proporcionar um outro patamar clínico de procedimentos e resultados nunca vistos em um material biológico autólogo. As disciplinas citadas acima, com exceção do HOF, já fazem parte de qualquer consultório odontológico sugerindo uma utilização rotineira do PRF desde que se saibam todas as suas vantagens e indicações.

Onde buscar conhecimento?

Uma vez sabedor de sua indicação e função, é necessário e primordial se habilitar em cursos sobre o tema para incorporar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica. Geralmente os bons cursos abordam com qualidade e procedência de informação baseada em artigos científicos, a origem da indicação dos concentrados plaquetários, seus conceitos biológicos sobre a coagulação sanguínea, plaquetas, fibrina, fatores de crescimento e sua sinalização celular, citocinas e o papel das células de defesa. Ensina os protocolos de obtenção da fibrina rica em plaquetas existentes e validados na literatura, seu manuseio, sua aplicabilidade clínica em suas diferentes formas, seus resultados histológicos e clínicos, sua aplicação em diversos cenários clínicos em diferentes áreas odontológicas. A punção venosa também é abordada como uma etapa muito importante na qualidade do PRF.

Como gerenciar a implantação de uma nova biotecnologia?

Para gerenciar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica, é necessário um planejamento da equipe odontológica ou do pessoal auxiliar assim como o planejamento de investimento de periféricos e insumos. Quando falamos em periféricos e insumos, estamos abordando desde a compra da centrífuga, que pode variar de qualidade e preços, até os insumos como os tubos de coleta, agulhas, instrumentais e descartáveis em geral. Neste planejamento deve ser feita a tomada de decisão de realmente comprar todos os materiais ou contratar serviços de empresas especializadas em obtenção do PRF. Essas empresas têm a grande vantagem de trabalhar com insumos e materiais de qualidade além de fornecer a mão de obra especializada em punção venosa e manipulação. Mesmo com a contratação dessas empresas, é primordial que o profissional responsável pela clínica ou pelo planejamento dos tratamentos tenha sido treinado na técnica. O pessoal auxiliar deve ser treinado para a montagem dos materiais em sala clínica assim como acompanhar os procedimentos em otimizar a obtenção. Um outro fator muito importante no gerenciamento é a lucratividade do PRF. Como vamos trabalhar com um produto que é fornecido pelo próprio paciente e disponível em grande quantidade como o sangue, o procedimento tem um valor agregado interessante rentabilidade garantida. Com essas medidas, se torna fácil incorporar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica rotineira.

Muitas clínicas trabalham com muitos especialistas e para que todos possam dominar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica é de vital importância a integração e treinamento de cada profissional em cada especialidade. Como o PRF tem várias formas como o L-PRF, I-PRF, A-PRF,  PRF BLOCK, STICKY BONE e algumas diferentes abordagens assim como os cenários clínicos tem suas variações , o domínio dos especialistas pode interferir no sucesso do tratamento.

PRF é integrativo?

Introduzir A Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica significa estar modernizado em 2 aspectos: a procura pela saúde por estimular resposta tecidual biológica e otimizada, e com um conceito que ganha adeptos a cada dia em diferentes áreas na saúde chamada abordagem integrativa. Buscar formas e resultados valorizando e buscando a saúde integral do paciente como um todo usando conceitos naturais proporcionando harmonia entre o sorriso, face e corpo, com respeito e amor. Portanto adotar a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica significa ter respostas clínicas ímpares e estar antenado com conceitos modernos integrativos, onde o paciente cada vez mais se identifica e participa.

Como se pode ver, passar a ter a Fibrina Rica em Plaquetas na Clínica Odontológica traz muitas vantagens.

Se inscreva para receber as minhas novas postagens

Mais conteúdos ...